Fashion

Fashion

Os cristãos e a indústria do entretenimento II

por: Ivor Myers

Vamos conversar sobre hipnose. Vocês percebem que hipnose ocorre quando uma mente controla outra mente e você começa a agir de uma forma que não é habitual para você; você começa a ser alguém que você não é.

Irmãos e irmãs, estamos sendo hipnotizados, e nem percebemos isso. Abram suas Bíblias em Colossenses capítulo 1, verso 23, Paulo diz: 'se é que permaneceis na fé, fundamentados e firmes, sem vos afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, do qual eu, Paulo, me tornei ministro'. É o propósito do Diabo afastar-nos do evangelho. Paulo não está falando de afastamento físico, mas sim de afastamento mental. Em Colossenses capítulo 3, verso 2, ele diz: 'Pensai nas coisas de cima e não nas que são da terra'. Não permitam que as suas afeições e as suas emoções sejam afastadas do evangelho. Não permitam.

É interessante que a palavra inglesa 'move' signifique 'remover de um lugar para outro', e também é interessante que a palavra inglesa 'emotion' tenha o mesmo significado da palavra 'move'. Em inglês a formação da palavra é 'e – motion', que significa 'ser movido'. Quem pode me dizer o significado de 'caráter'? São os pensamentos e sentimentos, é a maneira como pensamos e sentimos, são as emoções. Não quero que minhas emoções sejam afastadas do evangelho. Quantos de vocês sabem o motivo dos 'movies' (filmes) serem assim chamados? O que esses 'movies' poderiam estar fazendo a nós? É isso, nos movendo para longe do evangelho de Jesus Cristo. Vocês percebem que em uma ou duas horas de filme nossas emoções ficam fora de nosso controle? Choramos quando alguém morre, nos alegramos quando um vilão morre, ficamos zangados. Então, o que acontece quando nossas emoções são assim tão manipuladas? Simplesmente damos continuidade a esse mesmo processo; e quando vamos à igreja, reproduzimos isto.

Quantos sabem o que significa a palavra 'telekineses'? É a habilidade de mover ou deformar objetos sem tocá-los. É possível que o Diabo esteja usando 'telekineses' através dos filmes para destruir e deformar o nosso caráter. É muito interessante perceber que a palavra 'cinema' vem da palavra 'kineses'. Quando vamos ao cinema, ou para um 'movietheater', estamos indo para quê? Para sermos movidos. Quando assistimos filmes, o que vemos? Ação, excitação, drama, suspense. Ao voltarmos para casa carregamos todas essas coisas conosco. Depois queremos voltar novamente para ter mais dessas emoções.

Tudo é feito para que desejemos mais e mais, e assim somos mantidos presos a este processo, porque é como uma droga; nunca é o bastante e ficamos necessitando mais e mais disso. Então, quando vamos à igreja, ficamos entediados e sem ânimo para estudar a Palavra de Deus; não sentimos nenhum excitamento, nenhum drama, nenhum suspense e aí pegamos no sono sem perceber que isso é o efeito do encantamento, da feitiçaria.

Vamos falar sobre 'video games'. Eles fazem parte da indústria do entretenimento. Já percebemos que quase todos os 'video games' são produzidos para estimular a agressividade? O Diabo nos induz a acreditar que se trata apenas de um jogo, que não é real e por isso não há nada errado nisso. O problema com esses jogos é que Jesus afirmou que as más imaginações são pecados; e o pecado começa na mente. Se um homem olhar para uma mulher e imaginar pensamentos impuros, ele já adulterou com ela. Se jogamos um 'video game', somos culpados do desejo de matar, mesmo que seja na nossa fantasia.

O Diabo sabe o quanto a imaginação é poderosa, e sabe o que acontece quando damos a nossa imaginação para Deus, ou quando a afastamos dEle. O povo antes do dilúvio foi destruído porque 'a maldade do homem na terra era grande e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era continuamente má' (Gênesis 6:5).

Os meios, as ferramentas, os instrumentos usados hoje são outros, mas os propósitos do Inimigo ainda são os mesmos. Em Isaías capítulo 26, verso 3 diz: 'Tu conservarás em perfeita paz aquele que tem seu propósito firme em Ti, porque confia em Ti', ou seja, Deus conservará em perfeita paz aqueles cuja imaginação permanece nEle. Mas o que quer o Diabo? Mover nossas emoções e imaginações para longe de Deus.

Irmãos e irmãs, o caráter é formado por pensamentos e ações. A música tem dois componentes: letras e sons. As letras expressam pensamentos, e os sons expressam sentimentos. É possível que a música seja um canal através do qual o caráter esteja sendo mudado. A música é um dos instrumentos que o diabo usa no povo de Deus nos dias de hoje. Isto funciona como uma droga.

Nestes dez anos de convertido, algumas vezes, viajo em meus próprios pensamentos e todas aquelas músicas aparecem em minha mente. As palavras são muito más e vulgares. Clamo ao Senhor para que me dê vitória sobre isso. Digo aos irmãos e irmãs: Quanto mais tempo você permanece caminhando na vereda do Inimigo, mais difícil é sair fora.

A música Rap em Nova York originou-se em gangs. Depois que se tornou popular, concluíram que era uma música boa para canalizar a agressividade e a violência dos jovens. Permitam que eu diga uma coisa: esta música tem um forte conteúdo hipnótico, porque usa palavras e refrões repetitivos que valem como expressões de ódio, agressividade e rebelião, como também são assim as músicas de Rock Reggae.

Após cada sermão sobre esse assunto tenho aprendido muito com o feedback das pessoas que assistiram. Parece que alguns interpretam que de alguma maneira estou atacando a minha cultura de raça. Alguns pensam que estou aqui para atacar a música negra e exaltar a música dos brancos. Não se trata disso. No meu tempo de jovem no colégio meu apelido era 'África', porque eu estava totalmente envolvido com o 'Orgulho Black'; eu estava comprometido com o 'Black isso', com o 'Black aquilo'. Digo a vocês que o Diabo me colocou profundamente na ideologia de que as pessoas negras são as melhores pessoas do mundo e, meus irmãos e irmãs, este é o mesmo pensamento que tinha o povo judeu antigo, eles achavam que eram as melhores pessoas do mundo.

A questão aqui não é sobre preto e branco. O assunto é sobre céu e inferno. A luta não é contra a carne, mas sim contra espíritos malignos. A verdade que aprendi é tão transformadora que eu penso que a melhor maneira de valorizar minha negritude é Jesus, e isto não tem ligação nenhuma com o 'Orgulho Black'. Espero que nenhum de vocês se sinta ofendido. Eu amo meus irmãos e irmãs negros. Amo minha cor, amo meu país que é a Jamaica. Mas antes de ser um jamaicano eu sou um cristão. Sou um cristão antes de ser negro. Essa música agressiva tem espalhado violência ao redor do mundo, e o que é interessante: Vocês percebem que a cultura Hip-Hop nunca fala sobre a união da família? Quantos percebem isso? É assim porque este tipo de música existe para pregar rebelião. Como também vocês nunca ouvirão uma música Rap dizer "eu amo minha esposa". A cultura Rap fala sobre "quantas garotas posso possuir", "quantas garotas isso", "quantas garotas aquilo".

A música expressa emoções; e as emoções que existem neste tipo de música Rap são: "Não quero seguir a Deus, eu quero seguir minhas próprias inclinações". As letras deste tipo de música são rebelião. Vocês percebem que a música Hip-Hop divide famílias? A música Rap dividiu a minha própria família. Então, não é de se espantar que estes resultados estejam dentro das igrejas, uma vez que os nossos jovens ouvem este tipo de música. É possível separar a música Rap da cultura Rap? Quantos percebem isso?

As músicas RapReggae Rock refletem uma cultura. Por isso, é totalmente impossível separar a música de sua cultura. Vocês sabem o que está acontecendo? Quando trazemos este tipo de música para dentro da nossa igreja, invariavelmente começamos a seguir a cultura que aquela música representa e, então, o vestuário e tudo o mais se tornam inadequados ao cristão.

Irmãos e irmãs, o Diabo coloca lobos no meio das ovelhas de Deus. Isto é desonesto. Estou falando sobre lobos vestidos de ovelhas para causar confusão. Agora, vamos considerar as ovelhas com peles de lobos. É possível que alguns possam estar dizendo: Sabe, eu sou uma ovelha, mas vou me vestir com pele de lobo para conquistar as pessoas. Deus nos diz: Deixem o lobo ser lobo, e a ovelha ser ovelha.

É preciso deixar uma clara linha divisória entre essas duas categorias para que o mundo olhe e identifique quem são os cristãos. Essa linha divisória fica bem demarcada a partir dos frutos. Na Bíblia lemos que 'pelos seus frutos os conhecereis'. Quando olhamos para os frutos do Rock Gospel, do Rap Gospel, do Reggae Gospel, vemos que esta música na igreja está afastando as pessoas jovens das pessoas mais velhas. Isto tem causado mais divisão do que união.

Irmãos e irmãs, a última profecia no livro de Malaquias, no Antigo Testamento, diz que se converteria o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Mas o que este tipo de música, este tipo de cultura, está fazendo é levar o coração dos pais para longe dos filhos e o dos filhos para longe dos pais. Quantos acreditam que eu estou dizendo a verdade? Quantos conseguem ver isso? Vamos lá jovens e idosos. Nós vemos isso claramente. Alguns podem dizer: eu não vejo nada de errado com isso, mas tudo o que temos de fazer é olhar para os frutos.

A partir do momento que este tipo de música entrou em nossas igrejas, e os jovens ouvem isso, eles se sentem com cada vez menos disposição para estudar a Bíblia. Dizem: eu sinto alguma coisa boa com isso. Isso deve ser santo, porque se eu choro então isso deve ser justo; se eu sinto isso do fundo de meu coração, então eu estou aprovado diante dos olhos de Deus. Os jovens estão substituindo o estudo da Palavra de Deus por aquilo que sentem.

Um outro terrível resultado que vejo neste tipo de música é o ódio. A Bíblia diz que se alguém odeia seu próximo, esta pessoa não é de Deus. Paulo afirma que se meu estilo de vida ofende, escandaliza meu próximo, o que devo fazer como cristão é abandonar o meu estilo de vida em respeito ao meu próximo.

Com frequência ouço muitas pessoas mencionando coisas como essas: 'Eu acho que isso é uma coisa que não ofende a DEUS. Eu acho que se eu fizer deste jeito, DEUS não vai se ofender com isso'. Não sigam pelo caminho que vocês acham ou vocês sentem. Às vezes alguns dizem: 'Qual a letra cristã que melhor se encaixa com este tipo de música?' Mostrarei para vocês em Atos 16 uma história em que Paulo foi confrontado por uma mulher possuída por um espírito maligno. Quantos se lembram dessa história?

Em Atos 16:16 diz que a caminho para o lugar de oração, veio ao encontro deles uma mulher possuída de um espírito de adivinhação e que dava grandes lucros aos seus senhores. Em Atos 16:17 diz que ela seguia Paulo e clamava: 'Estes homens são servos do DEUS Altíssimo e anunciam o caminho da salvação'. Vocês acreditam no que vocês leram? Aqui está um espírito maligno dizendo qual tipo de palavra? Dizendo boas palavras, palavras verdadeiras. Quantos de vocês pensam que Paulo ficou satisfeito com isso? Ela estava com espírito maligno, porém dizia boas palavras; então, esta combinação é boa? Quantos de vocês estariam satisfeitos com isso? Vamos ver o que aconteceu no versículo 18. Isto se repetiu por muitos dias. Paulo ficou indignado. Paulo ficou como? Indignado. Irmãos e irmãs, deveríamos ficar indignados quando vemos uma mistura do sagrado com o profano. Paulo ficou indignado e disse: “Em nome de Jesus Cristo ordeno que se retire dela”. Por que Paulo fez isso? Porque Paulo entendeu que aquela mulher estava zombando da mensagem do Evangelho.

Aqui vemos uma feiticeira que diz boas palavras. Por isso, as pessoas dizem que ela é boa e apenas parece feiticeira; ela faz e diz boas coisas, não importa o resto. Então, observamos o Rap Gospel, o Reggae Gospel e dizemos que fazem isso para Cristo e que está tudo bem. Está realmente tudo bem? Irmãos e irmãs, isto é zombar de DEUS, é desrespeitar DEUS, quando nos orgulhamos. E falo de mim também, quando eu me apresentava vestido com o visual Hip-Hop, dizendo que fazia aquilo para Jesus, isso era orgulho.

É absolutamente impossível ser humilde tendo este ponto de vista. O Diabo conhece um truque para enganar os cristãos. É só usar a palavra 'Cristo' em todas as coisas e os filhos de Deus são enganados. Ele fez isso com o dia de adoração. Os pagãos adoravam no domingo, então o Inimigo cristianizou isso, conseguindo trocar o sétimo dia da semana (sábado) para o primeiro dia da semana (domingo). 

Alguém já ouvir falar de boxe cristão? Alguém que entra no ringue de lutas e faz uma oração a Deus para ajudá-lo a socar o seu oponente? Já viram isso? Eu não estou brincando. Basta usar a palavra 'cristão' que fica tudo bem. Agora existem Rock CristãoReggae CristãoHip-Hop Cristão e se vocês acessarem a internet vocês encontrarão feiticeiros cristãos. Não acreditam nisso? Podem acessar a internet e digitar “feiticeiros cristãos”. Tudo que o Diabo precisa fazer é usar a palavra 'cristão' e somos enganados.

Eu quero ler uma coisa para vocês. Existe um estudo científico sobre música. Quantos ouviram sobre estes estudos? Foram feitos estudos com vários tipos de música com ratos. Colocaram ratos em diferentes gaiolas com labirintos. Em uma delas usaram Rock nos mesmos decibéis que nas outras gaiolas que usaram outros tipos de músicas. Todas as músicas eram instrumentais. Observaram que na gaiola em que os ratos permaneceram ouvindo Rock, os ratos não conseguiram encontrar o caminho de saída e agrediam uns aos outros até a morte. Os ratos das outras gaiolas conseguiram encontrar o caminho de saída do labirinto. Irmãos e irmãs, se vocês pensam que música não afeta o nosso caráter, tudo que vocês precisam fazer é pesquisar este assunto cientificamente

Quero fazer um apelo. Quando os efésios se tornaram cristãos, a Bíblia diz que eles queimaram os livros de magia. Vocês vieram aqui nesta manhã, ouvir toda esta pregação sobre feitiçaria e disseram: "Essa mensagem não é para mim, porque não conheço ninguém que esteja lutando contra feitiçaria e eu não estou lutando contra feitiçaria porque eu sou um bom cristão". Agora vocês percebem que têm livros de magia em suas casas. Vocês sabem o que significa quando digo livros de magia? Vocês adquirem vídeos, DVDs, músicas, coisas que vocês assistem na TV; e agora vocês sabem que tudo isto é o poder da feitiçaria.

Ficamos surpresos sobre o motivo de não conseguirmos limpar nossas casas e jogar tudo no fogo. A Bíblia diz que deveríamos ser quentes e não mornos. Deus diz que preferia que fôssemos frios, mas nunca mornos. Vocês entendem que é impossível ser quente e frio ao mesmo tempo? Que é impossível ser quente para Deus e ao mesmo tempo ser leal ao mundo?

No livro de Daniel capítulo 12, verso 4, a Bíblia diz que a estrela de Deus brilhará no firmamento. Existe uma guerra de estrelas acontecendo: as estrelas de Hollywood contra as estrelas de Deus. As estrelas de Deus conduzem a atenção das pessoas para Jesus Cristo; e as estrelas de Hollywood direcionam as pessoas para lhes assistirem. Deus chama as jovens estrelas dEle para que se levantem contra aquelas estrelas que estão invadindo as igrejas e rompam com essas estrelas dizendo: "Não vou ser envolvido por isso, permanecerei sólido, permanecerei forte".

Ivor Myers é ex-integrante do grupo norte americano de hip-hop Boogiemonsters e autor do livro Novo Ritmo (Casa Publicadora Brasileira, 2012). O texto apresentado foi extraído de uma de suas palestras.


"Não amem o mundo, nem o que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que está no mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso vem do mundo. O mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas desejam, porém quem faz a vontade de Deus vive para sempre." I João 2:15-17

MÚSICA E CONTEMPLAÇÃO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL